FEB

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA – FEB
Casa-Máter do Espiritismo no Brasil

A missão, a visão e os valores da Casa de Ismael ficaram definidos em trabalhos recentes de planejamento estratégico dessa venerável instituição centenária.

Em feliz resultado de serviço de equipe, profundas reflexões e inspirada sintonia com a Espiritualidade Superior, a razão da existência da Federação Espírita Brasileira, ou seja, a sua missão, ficou assim redigida, mantendo-se fidelidade ao primeiro artigo do estatuto em vigor: Oferecer a Doutrina Espírita ao ser humano por meio do seu estudo, prática e difusão, pela união solidária dos espíritas e unificação das instituições espíritas, contribuindo para a formação do homem de bem.

Visão: Ser reconhecida como instituição solidária e comprometida com a promoção do bem e da construção da paz. 

Valores: Humildade, Caridade, Comprometimento, Solidariedade, Ética e União.

O verbo oferecer transmite a ideia de “pôr à disposição”, sem imposição. “Propor”, sem impor. “Dar de presente”, sem desvalorizar. Difundir,  sem proselitismo.

Essa oferta é realizada pelo: estudo – fundamental para o entendimento da mensagem de Jesus à luz do Espiritismo; pela prática – indispensável à vivência dos ensinos evangélicos no cotidiano de nossas vidas; e pela difusão – necessário trabalho de tornar acessível a todos os interessados os conteúdos espíritas.

Também são contempladas nessa metodologia de acessibilidade da mensagem espiritista a união e a unificação. Por meio desses preceitos, fortalecemo-nos ante os desafios a serem superados no mundo moderno, notadamente aqueles de vencer os principais adversários, que se encontram dentre de nós mesmos, caracterizados pelos vícios que ainda teimam em se instalar na intimidade de nossas mentes e corações.

Contribuir para a formação do homem de bem é o motivo de se trabalhar para a renovação do mundo, na construção da Terra de regeneração que todos aguardamos.

Como temos dificuldades em adquirir as qualidades que nos tornam homens de bem?!

Porém, estamos a caminho nessa longa jornada evolutiva e passos importantes já foram dados para chegarmos aos objetivos de melhoria constante, a que todos devemos nos submeter humildemente.

  • Historicamente, a FEB vem sendo denominada de Casa-Máter do Espiritismo no Brasil por renomados e anônimos Espíritos que nela têm atuado ao longo do tempo, nos dois planos da vida: o material e o espiritual.

Quando analisamos a valiosa missão de mãe, podemos dizer que quatro verbos se encaixam bem em sua atuação. São eles: acolher, consolar, esclarecer e orientar, adotados em recente seminário de ampla divulgação no meio espírita.

Não é exatamente o que uma mãe faz?

É assim, também, que a FEB age em relação ao seu trabalho junto ao movimento espírita, por intermédio do Conselho Federativo Nacional, das federativas estaduais e dos centros espíritas, unidades fundamentais do movimento:

febacolhe – recebe, protege, abriga, ampara, atende;

consola – alivia, anima, conforta, mitiga, suaviza;

esclarece – informa, explica, instrui, elucida, ilumina;

orienta – encaminha, influencia, conduz, norteia, lidera.

MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.febnet.org.br/